quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Nova Acrópole e a Sociedade Teosófica

A Nova Acrópole é uma dissidência da Sociedade Teosófica. Pelo menos é quase isso que se afirma dentro da Escola de Filosofia Clássica. Ao menos para o 2º nível. Tem-se a historia de Srim Ram, os discípulos e a herança da Socieade Teosófica. Contudo, alguém resolveu perguntar à própria sociedade teosófica sobre a Nova Acrópole.



Aqui está a última resposta. (existe um documento mais amplo no site www.no-acropol.info que será devidamente postado aqui traduzido).






E foi um brasileiro quem pesquisou isso ai...





Símbolo da Sociedade Teosófica



Quarta-Feira, 9 de junho de 2004

Hoje nós a resposta a sua mensagem perguntando algumas clarificações sobre a instituição chamada Nova Acrópole.
Nós também recebemos hoje um pedido reiterando o pedido sobre o mesmo problema.
Nós esperamos que nossa primeira mensagem chegue até você em segurança.
Nós apreciaríamos se você gentilmente nos der a conhecer o recebimento disso. Cordialmente,
Secretaria Oficial Internacional
A Sociedade Teosófica
Adyar - Chennai - 600 020 – India


Quarta-Feira, 9 de junho, 2004

Nós nos referimos a sua mensagem datada dia 30 de Maio pedindo algumas clarificações sobre a conexão entre a Sociedade Teosófica e a instituição chamada Nova Acrópole.
A Sociedade Teosófica não tem nenhuma ligação, de forma alguma com Nova Acrópole ou Hastinapura ou outra organização promovendo o que eles chamam estudos teosóficos.
O senhor Jorge Angel Livraga (agora morto), principal fundador da Nova Acrópole foi uma vez membro da Sociedade Teosófica na Argentina. Devido à sua conduta incorreta — confirmada pelas autoridades judiciais do país(Argentina)— ele foi legalmente expulso da Sociedade Teosófica. Depois desse incidente, junto com alguns outros, ele criou a instituição com o nome Nova Acrópole, proclamando exatamente os mesmos princípios da Sociedade Teosófica. Ele foi aconselhado a reconsiderar o uso dos mesmos princípios, o qual nunca prestou atenção.  
O assunto que você mencionou em sua mensagem: “eles dizem ser os herdeiros originais dos objetivos da antiga Sociedade Teosófica”, é infelizmente falso. Herança é o que se resta depois do prévio desaparecimento de um corpo.

A Sociedade Teosófica foi fundada em 1875 e tem uma existência notória e ininterrupta, e ainda é bem insolente fingir que essa tenha deixado de existir. Na época da decisão do Senhor Livraga, o Senhor N. Sri Ram era o Presidente Internacional da Sociedade Teosófica.
Seguindo a política de liberdade de pensamento, um dos princípios da Sociedade Teosófica, ele nunca aceitou, ou criou um círculo de elite de discípulos.
E ainda, o nome do Senhor Sri Ram não deve ser usado como um tipo de autoridade. Em uma declaração oficial passada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica, você pode ler:
“Nenhum mestre, ou escritor, desde H. P. Blavatsky, tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou opiniões aos membros”
A Senhora Ada Albrecht, esposa do Senhor Livraga estabeleceu em Montevidéu, Uruguai, uma organização conhecida como Hastinapura, mais como um meio dela ganhar dinheiro para sobrevivência do que para propagar espiritualidade. Os escritos de H. P. Blavatsky são disseminados pelo globo em várias línguas, de forma que, agora eles são parte da literatura mundial.
Nós esperamos que o acima possa ajudá-lo a descobrir por você mesmo como encaminhar.

Sinceramente,

International Secretary Office The Theosophical Society Adyar - Chennai 600 020 – India





Jorge Angel Livraga - JAL - O Fundador da Nova Acrópole

Srim Ram - o presidente da Sociedade Tesófica Mundial de 1955 a 1973

Observação:
Esse ai é um grande poço de controvérsia acropolitana. Ao intitular-se uma Associação Cultural de forma aberta à sociedade, pregando os princípios da Sociedade Teosófica e depois do II Nível se concentrar em estudos Teosóficos deixa em suspeito o caráter de seita religiosa.
Além de símbolo interno, como colocado em outro post, há um cumprimento secreto também. 
Dentro dos próprios estudos da Nova Acrópole se estuda a história falando sobre a Sociedade Teosófica... O ponto principal é que é uma Associação Cultural ou é uma entidade de estudos religiosos com suas devidas Cerimônias?
Segue abaixo a enumeração dos Objetivos Acropolitanos e dos Objetivos Teosóficos. 
Nova Acrópole:
a) estabelecer um núcleo fraternidade universal, acima de qualquer distinção de religião, sexo, condição social e cor;
b) promover o estudo comparado de religiões, ciências artes e filosofias;
c) estudar as leis inexploradas da natureza e o poder latente dos homens.

Sociedade Teosófica:
a)“Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor”
b)“Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência”; 
c) “Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem”.

Acredito que seja também interessante ler no próprio Site da Nova Acrópole a relação de Jorge Angel Livraga e a Sociedade Teosófica (pelo menos aclamada por ele e negada pela Sociedade Teosófica)
Vou colar aqui a parte antes que ela saia do ar. Pode acessar clicando aqui:

"A morte prematura de seu pai, quando Jorge contava com apenas quinze anos de idade, provocou-lhe uma profunda crise que o levou a interessar-se pela Filosofia Esotérica. Entrou em contato com a Sociedade Teosófica Argentina, onde iniciou seus estudos sobre História das Religiões e Simbologia, conciliando-os com sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Paralelamente, suas inquietudes pela História, Arqueologia e Artes levaram-no a cursar estas matérias na referida Universidade. Cultivou também a poesia, recebendo o Prêmio Nacional de Poesia da Argentina em 1951, com seu livro “Lotos”.

Em 1956, fundou a revista “Estudos Teosóficos”, destinada a divulgar, entre os jovens universitários, as obras de Helena Petrovna Blavatsky, comparando-as com as novas descobertas científicas do século XX. No ano seguinte, por indicação do reputado teósofo Sri Ram, ampliou o trabalho mediante a criação de “Nova Acrópole”, uma associação destinada a promover a filosofia entre a juventude, seguindo o modelo das escolas de filosofia clássicas, como a platônica e a eclética. “Demo-nos conta de que a humanidade dispunha de um imenso tesouro de sabedoria, oculto e esquecido, fora de alcance da juventude. Uma sabedoria capaz de dar respostas sobre o sentido da vida e sobre a forma de melhorar a sociedade, bem como o mundo que nos rodeia”, recordava em certa ocasião."


Origem Teosófica, acredito que não seja mais dúvidas entre os indivíduos acropolitanos, apóstatas, estudiosos e curiosos. 
O caráter religioso da Nova Acrópole será analisado em breve. 

6 comentários:

MIguel Echenique disse...

A favor de Nova Acrópole

Meu nome é Michel Echenique.
Fui citado no Blog varias vezes, portanto, quero apresentar o meu depoimento:
Infelizmente não tenho com quem conversar, salvo com o demiurgo.
Demiurgo significa “Deus Criador” e você assumiu essa identidade...
Sou uma pessoa publica, muitos me conhecem, mas eu não te conheço.
Você se apresenta como Deus e deve ser a razão pela qual você se acha no direito de julgar aos demais, e sinto o cheiro de inquisição pelo ar, já que você se sente no direito não só de julgar como também de condenar.
Li com atenção toda a sua apresentação e vejo claramente que você usa para falar de Nova Acrópole técnicas de desinformação e de manipulação, já que você coloca reflexões de acropolitanos fora de contexto e as reduz.
Vou começar pelas da desinformação:
Você diz que Nova Acrópole se declara como escola de filosofia clássica, mas você esta desinformando a opinião publica com essa afirmação, já que Nova Acrópole se declara como Escola de Filosofia a maneira clássica – o prefixo “a” denota que a palavra clássica é genérica – mas do jeito que você a expressa é especifica.
Em termos gramaticais a diferença é sutil, mas em termos reais é significativa: Escola de Filosofia a maneira clássica significa uma escola de Filosofia dentro moldes tradicionais como a escola pitagorica, platônica, socrática, aristotélica, etc., ou seja escolas onde se aprende a viver! Não apenas pensar.
O fato de que hoje a filosofia é acadêmica não nega essa outra possibilidade, e nem significa que a filosofia seja só acadêmica.
Você também desinforma quando apresenta informações que já giraram o mundo há 30 anos atrás, e faz parecer que são de atualidade!
Todas as acusações que você faz, já foram feitas outras vezes e inclusive aqui no Brasil, e já foram esclarecidas, em vários Orkut, onde foram amplamente expostas, e ficou comprovado que não passavam de montagens e interesses comerciais de faturar caluniando e difamando Nova Acrópole.
As pessoas que fizeram essas acusações são profissionais que vivem disso – caso de Pepe Rodrigues. E você volta a levantar as mesmas questões. Por acaso você está ganhando alguma coisa com isto? Porque os outros estavam.

Por outro lado você coloca palavras na minha boca e de outros, tais como “que eu teria dito e que outros teriam dito” – e isso é Manipulação, já que você não pode criar personagens fictícios para manipular a opinião publica.

Você se diz ex-membro de Nova Acrópole, eu também poderia dizer que sou ex-membro de qualquer coisa, se não coloco meu CPF, meu nome ou meu RG quem pode saber se é verdadeiro ou falso? Porque no fundo as informações que você passa assumindo a identidade de ex-membro não são verdadeiras! É provável que você tenha ouvido de outros e isso é simplesmente rumor.
A questão é que se Nova Acrópole tudo o que você fala e toda a desinformação que você transmite, como é possível que Nova Acrópole continue existindo em todos os paises onde você diz ter sido exposta?
Nova Acrópole existe faz 51 anos, em mais de 50 paises no mundo, e isso é um fato Categórico, já que se fosse o que você está querendo desinformar e manipular, os governos já teriam tomado alguma providencia. Você crê que as pessoas são tolas?
Por ultimo você fala de um símbolo secreto e coloca no blog um decalque...
Eu ainda tenho mais de 200 decalques como este e já distribui mais de 1000 para pessoas interessadas, que gostaram dele e que queriam colocar no carro... e talvez você se encontre com ele em alguma rua no Brasil em algum carro de alguém que gostou dele... você pensa que isto é um símbolo secreto?
Se você quer ir mais longe podemos comparar o que você publicou e os decalques que tenho. De qualquer forma, isso é um inicio de uma conversa. Se tem interesse no tema, como demonstra estar, poderemos continuar conversando. Dialogar é bom.

Unknown disse...

Fatos a favor de Nova Acrópole

Meu nome é Atanibio Boell Júnior, vivo em Florianópolis e participo de Nova Acrópole desde 1988.

Também quero dar o meu depoimento e falar dos fatos que constato em Nova Acrópole. Fatos que qualquer pessoa pode constatar ao visitar esta instituição aberta ao público, onde pessoas reais, com nome, endereço, profissão, família e boa vontade promovem a cultura e o voluntariado.

Acho importante apontar fatos sobre o assunto, pois ao ler o objetivo anunciado desse blog - “simplesmente demonstrar material que possa determinar se Nova Acrópole é uma seita ou não” – fica a impressão que se trata de um diálogo para esclarecer uma hipótese – “se é uma seita ou não”. Mas o que se vê apresentado a seguir não é a investigação séria de uma hipótese. Tudo é apresentado a partir de um conceito já estabelecido, um preconceito. Nova Acrópole já foi julgada e condenada. E também todas as pessoas que participam de Nova Acrópole já foram julgadas e condenadas, pois Demiurgo pergunta “E quem entra em Nova Acrópole é maluco, doente ou coisa parecida ?” Então quem entra em Nova Acrópole somente pode ser maluco, doente ou coisa parecida ? Não cabe a possibilidade de que sejam pessoas normais e sensatas ? Parece que não. Então, o que parecia um objetivo sério se revela uma tentativa de desinformar e manipular a opinião do público que lê este blog.

Por isso, falo do que pode ser constatado por quem vai à Nova Acrópole. Quem vai à Nova Acrópole encontra uma variada programação de atividades culturais: palestras, vídeos-debates e apresentações artísticas. Quem vai a Nova Acrópole interessado em conhecer a Filosofia à Maneira Clássica tem a possibilidade de assistir aulas de apresentação, onde são apresentados a instituição, o programa do curso, as condições em que ele se realiza; onde as pessoas podem perguntar, dialogar e decidirem se o que Nova Acrópole oferece lhes interessa. Muitas pessoas são apresentadas à Nova Acrópole e à Filosofia à Maneira Clássica. E o fato é que elas reagem de forma particular, de acordo aos seus interesses e convicções, alguns não vêem nada que lhes interesse, outros selecionam alguma atividade da agenda cultural que lhes interessam e assistem a uma palestra ocasionalmente. Há os que se interessam em participar das atividades como Trilhas Ecológicas, limpeza de praias e iniciativas de voluntariado. Há os que se interessam pela proposta de Nova Acrópole e dedicam voluntariamente parte do seu tempo para que tudo isso seja feito. Não creio que essas pessoas gostariam de ser classificadas como malucas, doentes ou coisa parecida.

Se realmente se trata de demonstrar e constatar algo sobre Nova Acrópole, ou sobre qualquer outra instituição, o melhor é ver com os próprios olhos. Os endereços das sedes de Nova Acrópole por todo o Brasil está no site www.nova-acropole.org.br . e elas estão abertas para que qualquer pessoas veja por si mesma e chegue a sua própria conclusão.

Anônimo disse...

Qual é o objeto em discussão do blog? A Nova Acrópole ou a identidade do autor do Blog? Os fatos sobre a Nova Acrópole estão ai. Passaram a não comentar sobre eles. E os símbolos internos; cumprimentos; crenças; exercícios esotéricos; estudos teosóficos;etc? A Nova Acrópole tem isso ou não? Essa é a questão em si. É verdade ou mentira essas coisas? O Questionário é o centro da discussão. Não parece que ninguém está caluniando ninguém aqui. Está é em uma busca de informações... E os Acropolitanos começaram a agir estranhamente, se dizendo advogados e defendendo a NA de ataque nenhum. Atenham-se às informações... e ai, a Nova Acrópole tem alguma coisa de religiosidade dentro da sua estrutura ou isso é lorota?

Gustavo disse...

"Nova Acrópole tem alguma coisa de religiosidade dentro da sua estrutura ou isso é lorota?"

POr religiao, nós, Membros da Nova Acropole, entendemos o "religare"
o fato de religar o Homem à sua essência, Religar o Homem a outros Homens e religar o Homem a uma essencia universal.
se é disso que vc fala, SIM. Temos alguma coisa de religiao.
Agora se vc fala em dogmas, doutrinas, manipulaçao, imposiçao de crenças, etc. Nao! nao temos nada desse tipo de "religiao".

GPS

Anônimo disse...

Gustavo

Tem carater religiso...
Para-militar, autoritario... ou as FFVV não obdecem o seu chefe?
Isso é autoritarismo... como no exercito!
Vamos pensar que a OINA faz lavagem cerebral sem saber...???
Tá bom! o JAL era um santo, Reencarnação do avatar do amor!

Anônimo disse...

GPS

É tipico dos membros da NA usar demagogias para inverter uma discussão!
Você fazem adoração ao JAL, nao como um DEUS, mas como um ser iluminado, sábio da nova era...
Abram os olhos, não é uma pessoa, são várias dizendo o mesmo. Ex membros, ex FFVV, ex chefe até (do egito) falam sobre a situação de como forçam a barra dentro da NA.
Você já vem de uma instituição marcada pela fraude (ST). Assumam que a NA não é nada perfeita e apresenta muitos erros de comportamemto de seus chefes, para quem quer ser a raiz de uma pseudo raça!!!