sábado, 15 de novembro de 2008

A Onda Nova Acrópole?


Não parece uma coisa muito simples a possibilidade de um culto, como a Nova Acrópole, apesar das características autoritárias, se transformar em um risco para o indivíduo e até mesmo para alguma sociedade.

Ao colocar milhões de pessoas em campos de concentração, a população alemã não perseguida, simplesmente se calou diante das calúnias do Nazismo. Mas, o que tem haver o Nazismo com o risco que a Nova Acrópole pode representar?



Segue então um filme feito em 1981 para a TV e refilmado em 2008, A ONDA, que é exatamente sobre isso, como uma ideologia totalitária é capaz de arrastar jovens idealistas, se utilizando de modelos semelhantes ao Nazismo e da Nova Acrópole. O filme mostra como é possível fazer uma lavagem comportamental em um indivíduo dentro de uma supervivência emocional. Ele é baseado fatos reais de uma experiência que aconteceu em uma escola em Palo Alto, Califórnia EUA em 1968.






O filme está dividido em 5 partes e tem um total de 45 minutos. Quem quiser fazer o download pode fazê-lo por aqui (via torrent) e baixar a legenda aqui (procurem por The Wave). Dizem que tem uma versão dublada em português no Emule também. Para assistir sem legenda aqui.

Será se há semelhanças de menos na correlação entre a Nova Acrópole e o Nazismo?

Para os acropolitanos que seguem o nosso blog uma frase do filme:

"Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. "


8 comentários:

MIguel Echenique disse...

A favor de Nova Acrópole

Meu nome é Michel Echenique.
Fui citado no Blog varias vezes, portanto, quero apresentar o meu depoimento:
Infelizmente não tenho com quem conversar, salvo com o demiurgo.
Demiurgo significa “Deus Criador” e você assumiu essa identidade...
Sou uma pessoa publica, muitos me conhecem, mas eu não te conheço.
Você se apresenta como Deus e deve ser a razão pela qual você se acha no direito de julgar aos demais, e sinto o cheiro de inquisição pelo ar, já que você se sente no direito não só de julgar como também de condenar.
Li com atenção toda a sua apresentação e vejo claramente que você usa para falar de Nova Acrópole técnicas de desinformação e de manipulação, já que você coloca reflexões de acropolitanos fora de contexto e as reduz.
Vou começar pelas da desinformação:
Você diz que Nova Acrópole se declara como escola de filosofia clássica, mas você esta desinformando a opinião publica com essa afirmação, já que Nova Acrópole se declara como Escola de Filosofia a maneira clássica – o prefixo “a” denota que a palavra clássica é genérica – mas do jeito que você a expressa é especifica.
Em termos gramaticais a diferença é sutil, mas em termos reais é significativa: Escola de Filosofia a maneira clássica significa uma escola de Filosofia dentro moldes tradicionais como a escola pitagorica, platônica, socrática, aristotélica, etc., ou seja escolas onde se aprende a viver! Não apenas pensar.
O fato de que hoje a filosofia é acadêmica não nega essa outra possibilidade, e nem significa que a filosofia seja só acadêmica.
Você também desinforma quando apresenta informações que já giraram o mundo há 30 anos atrás, e faz parecer que são de atualidade!
Todas as acusações que você faz, já foram feitas outras vezes e inclusive aqui no Brasil, e já foram esclarecidas, em vários Orkut, onde foram amplamente expostas, e ficou comprovado que não passavam de montagens e interesses comerciais de faturar caluniando e difamando Nova Acrópole.
As pessoas que fizeram essas acusações são profissionais que vivem disso – caso de Pepe Rodrigues. E você volta a levantar as mesmas questões. Por acaso você está ganhando alguma coisa com isto? Porque os outros estavam.

Por outro lado você coloca palavras na minha boca e de outros, tais como “que eu teria dito e que outros teriam dito” – e isso é Manipulação, já que você não pode criar personagens fictícios para manipular a opinião publica.

Você se diz ex-membro de Nova Acrópole, eu também poderia dizer que sou ex-membro de qualquer coisa, se não coloco meu CPF, meu nome ou meu RG quem pode saber se é verdadeiro ou falso? Porque no fundo as informações que você passa assumindo a identidade de ex-membro não são verdadeiras! É provável que você tenha ouvido de outros e isso é simplesmente rumor.
A questão é que se Nova Acrópole tudo o que você fala e toda a desinformação que você transmite, como é possível que Nova Acrópole continue existindo em todos os paises onde você diz ter sido exposta?
Nova Acrópole existe faz 51 anos, em mais de 50 paises no mundo, e isso é um fato Categórico, já que se fosse o que você está querendo desinformar e manipular, os governos já teriam tomado alguma providencia. Você crê que as pessoas são tolas?
Por ultimo você fala de um símbolo secreto e coloca no blog um decalque...
Eu ainda tenho mais de 200 decalques como este e já distribui mais de 1000 para pessoas interessadas, que gostaram dele e que queriam colocar no carro... e talvez você se encontre com ele em alguma rua no Brasil em algum carro de alguém que gostou dele... você pensa que isto é um símbolo secreto?
Se você quer ir mais longe podemos comparar o que você publicou e os decalques que tenho. De qualquer forma, isso é um inicio de uma conversa. Se tem interesse no tema, como demonstra estar, poderemos continuar conversando. Dialogar é bom.

Unknown disse...

Fatos a favor de Nova Acrópole

Meu nome é Atanibio Boell Júnior, vivo em Florianópolis e participo de Nova Acrópole desde 1988.

Também quero dar o meu depoimento e falar dos fatos que constato em Nova Acrópole. Fatos que qualquer pessoa pode constatar ao visitar esta instituição aberta ao público, onde pessoas reais, com nome, endereço, profissão, família e boa vontade promovem a cultura e o voluntariado.

Acho importante apontar fatos sobre o assunto, pois ao ler o objetivo anunciado desse blog - “simplesmente demonstrar material que possa determinar se Nova Acrópole é uma seita ou não” – fica a impressão que se trata de um diálogo para esclarecer uma hipótese – “se é uma seita ou não”. Mas o que se vê apresentado a seguir não é a investigação séria de uma hipótese. Tudo é apresentado a partir de um conceito já estabelecido, um preconceito. Nova Acrópole já foi julgada e condenada. E também todas as pessoas que participam de Nova Acrópole já foram julgadas e condenadas, pois Demiurgo pergunta “E quem entra em Nova Acrópole é maluco, doente ou coisa parecida ?” Então quem entra em Nova Acrópole somente pode ser maluco, doente ou coisa parecida ? Não cabe a possibilidade de que sejam pessoas normais e sensatas ? Parece que não. Então, o que parecia um objetivo sério se revela uma tentativa de desinformar e manipular a opinião do público que lê este blog.

Por isso, falo do que pode ser constatado por quem vai à Nova Acrópole. Quem vai à Nova Acrópole encontra uma variada programação de atividades culturais: palestras, vídeos-debates e apresentações artísticas. Quem vai a Nova Acrópole interessado em conhecer a Filosofia à Maneira Clássica tem a possibilidade de assistir aulas de apresentação, onde são apresentados a instituição, o programa do curso, as condições em que ele se realiza; onde as pessoas podem perguntar, dialogar e decidirem se o que Nova Acrópole oferece lhes interessa. Muitas pessoas são apresentadas à Nova Acrópole e à Filosofia à Maneira Clássica. E o fato é que elas reagem de forma particular, de acordo aos seus interesses e convicções, alguns não vêem nada que lhes interesse, outros selecionam alguma atividade da agenda cultural que lhes interessam e assistem a uma palestra ocasionalmente. Há os que se interessam em participar das atividades como Trilhas Ecológicas, limpeza de praias e iniciativas de voluntariado. Há os que se interessam pela proposta de Nova Acrópole e dedicam voluntariamente parte do seu tempo para que tudo isso seja feito. Não creio que essas pessoas gostariam de ser classificadas como malucas, doentes ou coisa parecida.

Se realmente se trata de demonstrar e constatar algo sobre Nova Acrópole, ou sobre qualquer outra instituição, o melhor é ver com os próprios olhos. Os endereços das sedes de Nova Acrópole por todo o Brasil está no site www.nova-acropole.org.br . e elas estão abertas para que qualquer pessoas veja por si mesma e chegue a sua própria conclusão.

Anônimo disse...

Sou membro de Nova Acrópole desde 1983, tendo entrado nela no Rio de Janeiro e, posteriormente mudado para Fortaleza (CE) e, hodiernamente, moro no Crato (CE). Além de pai e esposo, sou advogado e professor universitário e não me considero maluco, doente ou coisa aparecida.
Quem, covardemente, se esconde atrás de apelidos (Demiurgo) bem pode ser maluco, doente ou coisa aparecida, pois não quer assumir a própria personalidade, o que demonstra um carater fraco, baixo e duvidoso, se escondendo atrás do anonimato que é, inclusive, vetado pela Constituição Federal.
Nestes 26 anos que vivo acropolitanamente somente tem me dado o santo orgulho de ver-me próximo de pessoas que realmente se importam com o seu semelhante, com sua cidade, com seu planeta.
Nós, acropolitanos, trabalhamos limpando nosso planeta, dando abrigo e proteção aos desvalidos, criamos hospitais, escolas, abrigos, etc., buscamos tirar os jovens das ruas, onde são alvos perfeitos para homens inferiores (como esse que se esconde atrás de um apelido) que exploram-lhes o corpo e a mente, dando a esses jovens uma formação moral e ética, dando-lhes uma formação filosófica à maneira clássica.
Ademais, ser jovem não é ter pouca idade mas ter uma alma banhada nun ideal de juventude.
Não tenho procuração da Nova Acrópole para defendê-la mas, como homem de bom senso que vive aos moldes acropolitanos, não posso deixar de marcar meu mais veemente protesto e indignação contra as aleivosias assacadas e contra as mentiras e leviandades atiradas contra uma Instituição existente em mais de 50 paíse e que tem mais de 50 anos de existência.
Sr. Demiurgo, seja realmente um "Deus criador" e deixe de tentar (inultimente) destruir algo que somente faz o bem, ou será que você está a soldo de alguém ?
Luiz Garcia
Crato - Ceará

Anônimo disse...

Qual é o objeto em discussão do blog? A Nova Acrópole ou a identidade do autor do Blog? Os fatos sobre a Nova Acrópole estão ai. Passaram a não comentar sobre eles. E os símbolos internos; cumprimentos; crenças; exercícios esotéricos; estudos teosóficos;etc? A Nova Acrópole tem isso ou não? Essa é a questão em si. É verdade ou mentira essas coisas? O Questionário é o centro da discussão. Não parece que ninguém está caluniando ninguém aqui. Está é em uma busca de informações... E os Acropolitanos começaram a agir estranhamente, se dizendo advogados e defendendo a NA de ataque nenhum. Atenham-se às informações... e ai, a Nova Acrópole tem alguma coisa de religiosidade dentro da sua estrutura ou isso é lorota?

Anônimo disse...

A onda nova acropole?
Nossa,mais um recorrimento a absurdos pra nao cair no argumento vazio.
Por que sera que pessoas que priorizam a moral,a etica,a justica,a beleza e o bem lhe incomodam tanto?
Sao nossas vidas,a evolucao diz respeito a nossa experiencia e aptidao para sermos melhores.Todos somos capazes de ser melhores,buscamos algo mais,transcendencia ,espiritualidade e sair do mundo inteligivel apenas e por em pratica,pois isso e sabedoria.Se somos melhores,inapelavelmente o que nos circunda tambem se torna.Lutamos,estudamos,trabalhamos,vivemos livremente e CONSCIENTEMENTE.
Se e de interesse privado disvirtuar a Nova Acropole,a internet e seus meios nao lhe faltarao com oportunidades,mas posso lhe dizer que isto nao passa de uma degeneracao de SUA propia indole.Nos continuaremos,discipulos e o melhor(nossa isso deve causar arrepios no malfeitor...)FELIZES.
Nao sigo a nenhum lider,doutrina,religiao,imagine so..seita!Somos todos contra a alienacao e manipulacao.Eh impressionante sua tatica de dizer o contrario para nao justificar o que de fato es... na Nova Acropole,entrei por livre e espontanea vontade,e so encontrei humanidade e crecimento.Sao visiveis as transformacoes positivas,o quanto isso me tornou alguem mais TOLERANTE (very Nazi hum?)e amavel.
As comparacoes aqui feitas sao ridiculas.Tipico na acao de dissimular.Busque aprender um pouco mais sobre simbologia e veras o quao profundos e simples sao os simbolos,o quanto representam e a intensao qua sustentam,para uma mente superficial e peconceituosa como a que invoca absurdas analogias,realmente nao fica facil compreender.Veras sempre o que os propios olhos querem ver.Muito distante da verdade.E achara conspiracao em absolutamente tudo.Enquanto isso a Nova Acropole "a seita secreta para malucos"cotinuara de portas abertas para todos que buscam a consciencia atraves do propio merito e permanerecera cada vez mais lucida para nao se aproximar jamas da intencao e carater vil por meio deste blog demonstrados,finges quereres esclarecimentos e se importar em conhecer mais o ideal da escola,se isso fosse real ja terias aprendido e investigado tudo no melhor lugar para isso,na propia escola.Nao entenda que mereces mais do que nosso tom de reprovacao.A todas as questoes que aqui fizeste,tente perguntalas a voce mesmo e sera sempre a resposta esperada nao e mesmo?quem es tu perante nossa uniao e forca?Nao somos tolos e sabemos que todas as informacoes aqui veiculadas nao visam a construcao e sim a destruicao.Nao adianta debater com mentes assim corrompidas ,baterao sempre nas mesmas teclas de seus propios entendimentos.
Acropolitana.

Melissa F. Manhães disse...

Na Nova Acrópole, pelo menos na minha cidade, assistimos A Onda exatamente para esclarecer nosso pensamento quanto a ideais autoritários de massificação.

Eu já fui aluna da Nova Acrópole e saí considerando lá uma seita, mais ou menos como você, relator do blog. Voltei depois de uns anos, mas com muita atenção. Já percebi sim em alguns integrantes ideias autoritárias, de se acharem "melhores" que os outros, de se acharem "os capazes de governar um mundo melhor"... Esse tipo de coisa que a gente chama de nazista mesmo. Bem, não me convenceram (MESMO). Contudo, o que percebi, também, é que são pessoas que se esqueceram de um dos pilares fundamentais, que tem no próprio material: que somos todos iguais. São pessoas que, sim, se iludem achando que são mais do que os outros por conhecerem umas coisas de Filosofia que os outros não conhecem. Só. Parece-me, sinceramente, que essa postura estranha, que você acusa, é, de fato, uma consequência muito provável do contato de pessoas, num mundo tão sem norte, com ideias diferentes, ideias de transcedência. Esclarecendo: quando pessoas num vazio existencial se depararam com ideias que possam "enchê-lo", acham que são melhores e têm as respostas para tudo. É o mesmo com fundamentalistas, católicos fervorosos, ou membros da igreja universal, etc... O que quero dizer com isso tudo é que não creio que a Nova Acrópole em si seja esse monstrengo que parece ser, mas, não duvido em nada que tenha muitas pessoas, como posso dizer... "desvirtuadas" lá dentro. Infelizmente, sempre tem. O importante é que sejamos esclarecidos o bastante para não cairmos nessas crendices perniciosas.

Anônimo disse...

O relato do post anterior é uma apresentação perfeita sobre a mentalidade dos integrantes dessa escola.
Cabe ressaltar uma análise sobre este comportamento paranóico e fantasioso criado internamente.
É impressionante até onde se pode saber da vaidade e orgulho humanos e ali dentro isso é mostrado claramente e exibido de uma forma agressiva para os demais (não sei pra que serve o dito manual de cortesia) É informado e "trabalhado" os instintos da personalidade, mas incorente e dúbia é o sentido real desta escola com a vida das pessoas que ali depositam todo seu tempo.
Apesar dos relatos de membros, para que, não serem rechaçados por algo que realmente não sabem, apóiam dando informações sobre o que ela é o deixa de ser.
Como relatado anteriormente, a colega afirma de uma forma precisa sobre o que são as pessoas dessa escola, pessoas que num vazio existencial, encontram ali, nessa aura de "requinte, bons valores" algo para se preencherem e se perdem na vaidade por estar inserida em um grupo de uma instituição que está em diversos países, enfim, o ego enaltece, não é verdade? Portanto, porquê e quem seria o louco de falar algo contra?
De qualquer forma, deveriamos nos perguntar sobre tudo que conhecemos, assim como sobre o que é esta escola e qual o real bem ela faz a sociedade? (antes de mais nada, estamos cansados de ouvir a mesma conversa fiada: voluntariado, grupo de ecologia, artes, blá blá...)se isso realmente fosse bom, porque ainda para os que já tiveram o desprazer da experienca em estudar na escola, as competições? o ego inflamado? a superioridade e arrogancia? enquanto o mundo está a girar, temos infinitos problemas que a humanidade enfrenta e essa corja briga por postos internos?
Mundo, universo, acordem, pois no fim essa se escola se resume nisso: SOBERBA.

Anônimo disse...

Outro post infantil...

O que a NA vende não vai atrair milhões meu amigo!

Ficavamos horas nas ruas de minha cidade para ter UMA alma viva numa palestra. E de umas 100 pessoas se 10 se matriculassem era um milagre.

Acorda cara...