De forma nenhuma quem entra na Nova Acrópole e se torna um membro Força Viva é um doente mental, ou burro ou qualquer coisa. É uma pessoa aparentemente normal, que foi “capturada” por determinadas técnicas de Lavagem Cerebral a participar do grupo. Por isso a Nova Acrópole é considerada uma seita destrutiva: ela modifica a personalidade do indivíduo de forma rápida e não consciente.
Digamos que você conhece alguém que entrou na Nova Acrópole há pouco tempo. Geralmente quem entrou há muito tempo já tem sua vida e sua rotina tão acropolitana que você quase não percebe, fora do círculo bem pessoal da pessoa, alguma diferença ou comportamentos estranhos. Há uma maneira de se perguntar, ou perguntar a outro se ele está sendo capturado pela seita ou não.
O processo de seita-dependência tem o mesmo mecanismo cerebral do vício ou dependência química em cocaína, crack ou qualquer outra droga química psicotrópica. Para isso o EMAAPS (Equipo Multidisciplinar para el Asesoramiento y Asistencia en Problemas Sectários) da Espanha disponibiliza um pequeno questionário para identificar se a pessoa possui alguma dependência, seja de droga, vício e até mesmo seita como Nova Acrópole. Vejamos a tradução:
“Existe dependência de uma substância (drogas ilegais, álcool, tabaco, café, etc) ou de uma conduta (sectarismo, jogo, comer, comprar, colecionar, trabalhar, etc) sempre que um sujeito:
1 – para se sentir bem necessita consumir cada vez maior quantidade de alguma droga e ou realizar com mais freqüência alguma conduta e ou ajudar a algum lugar onde este comportamento acontece.
2 – Mantenha o consumo dessa droga ou um tempo dedicado a essa atividade ou comportamento superior ao que tinha previsto inicialmente.
3 – Não consegue, mesmo que tente com muita vontade, reduzir o consumo dessa droga ou o tempo dedicado a essa atividade ou comportamento.
4 – Negue estar “preso” a essa droga ou comportamento ao mesmo tempo que sua família e seus amigos pensam ao contrário.
5 – Só se sente bem ocupando-se do consumo dessa droga ou da prática desse comportamento e ou fazendo girar suas atividades, interesses ou conversas em torno desta.
6 – Se sente mal quando não pode consumir essa droga ou realizar esse comportamento.
7 – Não é capaz de enfrentar uma situação de conflito sem consumir essa droga ou realizar essa conduta e ou relacionar-se com pessoas que o fazem também.
8 – Não dá importância às conseqüências (já evidentes ) do consumo abusivo dessa droga ou da prática desse comportamento.
Se as respostas a esses indicadores de dependência são positivas, é aconselhável buscar ajuda especializada"
E então, você tem seita-dependência em relação à Nova Acrópole, ou a Nova Acrópole não é uma seita?
5 comentários:
A favor de Nova Acrópole
Meu nome é Michel Echenique.
Fui citado no Blog varias vezes, portanto, quero apresentar o meu depoimento:
Infelizmente não tenho com quem conversar, salvo com o demiurgo.
Demiurgo significa “Deus Criador” e você assumiu essa identidade...
Sou uma pessoa publica, muitos me conhecem, mas eu não te conheço.
Você se apresenta como Deus e deve ser a razão pela qual você se acha no direito de julgar aos demais, e sinto o cheiro de inquisição pelo ar, já que você se sente no direito não só de julgar como também de condenar.
Li com atenção toda a sua apresentação e vejo claramente que você usa para falar de Nova Acrópole técnicas de desinformação e de manipulação, já que você coloca reflexões de acropolitanos fora de contexto e as reduz.
Vou começar pelas da desinformação:
Você diz que Nova Acrópole se declara como escola de filosofia clássica, mas você esta desinformando a opinião publica com essa afirmação, já que Nova Acrópole se declara como Escola de Filosofia a maneira clássica – o prefixo “a” denota que a palavra clássica é genérica – mas do jeito que você a expressa é especifica.
Em termos gramaticais a diferença é sutil, mas em termos reais é significativa: Escola de Filosofia a maneira clássica significa uma escola de Filosofia dentro moldes tradicionais como a escola pitagorica, platônica, socrática, aristotélica, etc., ou seja escolas onde se aprende a viver! Não apenas pensar.
O fato de que hoje a filosofia é acadêmica não nega essa outra possibilidade, e nem significa que a filosofia seja só acadêmica.
Você também desinforma quando apresenta informações que já giraram o mundo há 30 anos atrás, e faz parecer que são de atualidade!
Todas as acusações que você faz, já foram feitas outras vezes e inclusive aqui no Brasil, e já foram esclarecidas, em vários Orkut, onde foram amplamente expostas, e ficou comprovado que não passavam de montagens e interesses comerciais de faturar caluniando e difamando Nova Acrópole.
As pessoas que fizeram essas acusações são profissionais que vivem disso – caso de Pepe Rodrigues. E você volta a levantar as mesmas questões. Por acaso você está ganhando alguma coisa com isto? Porque os outros estavam.
Por outro lado você coloca palavras na minha boca e de outros, tais como “que eu teria dito e que outros teriam dito” – e isso é Manipulação, já que você não pode criar personagens fictícios para manipular a opinião publica.
Você se diz ex-membro de Nova Acrópole, eu também poderia dizer que sou ex-membro de qualquer coisa, se não coloco meu CPF, meu nome ou meu RG quem pode saber se é verdadeiro ou falso? Porque no fundo as informações que você passa assumindo a identidade de ex-membro não são verdadeiras! É provável que você tenha ouvido de outros e isso é simplesmente rumor.
A questão é que se Nova Acrópole tudo o que você fala e toda a desinformação que você transmite, como é possível que Nova Acrópole continue existindo em todos os paises onde você diz ter sido exposta?
Nova Acrópole existe faz 51 anos, em mais de 50 paises no mundo, e isso é um fato Categórico, já que se fosse o que você está querendo desinformar e manipular, os governos já teriam tomado alguma providencia. Você crê que as pessoas são tolas?
Por ultimo você fala de um símbolo secreto e coloca no blog um decalque...
Eu ainda tenho mais de 200 decalques como este e já distribui mais de 1000 para pessoas interessadas, que gostaram dele e que queriam colocar no carro... e talvez você se encontre com ele em alguma rua no Brasil em algum carro de alguém que gostou dele... você pensa que isto é um símbolo secreto?
Se você quer ir mais longe podemos comparar o que você publicou e os decalques que tenho. De qualquer forma, isso é um inicio de uma conversa. Se tem interesse no tema, como demonstra estar, poderemos continuar conversando. Dialogar é bom.
Fatos a favor de Nova Acrópole
Meu nome é Atanibio Boell Júnior, vivo em Florianópolis e participo de Nova Acrópole desde 1988.
Também quero dar o meu depoimento e falar dos fatos que constato em Nova Acrópole. Fatos que qualquer pessoa pode constatar ao visitar esta instituição aberta ao público, onde pessoas reais, com nome, endereço, profissão, família e boa vontade promovem a cultura e o voluntariado.
Acho importante apontar fatos sobre o assunto, pois ao ler o objetivo anunciado desse blog - “simplesmente demonstrar material que possa determinar se Nova Acrópole é uma seita ou não” – fica a impressão que se trata de um diálogo para esclarecer uma hipótese – “se é uma seita ou não”. Mas o que se vê apresentado a seguir não é a investigação séria de uma hipótese. Tudo é apresentado a partir de um conceito já estabelecido, um preconceito. Nova Acrópole já foi julgada e condenada. E também todas as pessoas que participam de Nova Acrópole já foram julgadas e condenadas, pois Demiurgo pergunta “E quem entra em Nova Acrópole é maluco, doente ou coisa parecida ?” Então quem entra em Nova Acrópole somente pode ser maluco, doente ou coisa parecida ? Não cabe a possibilidade de que sejam pessoas normais e sensatas ? Parece que não. Então, o que parecia um objetivo sério se revela uma tentativa de desinformar e manipular a opinião do público que lê este blog.
Por isso, falo do que pode ser constatado por quem vai à Nova Acrópole. Quem vai à Nova Acrópole encontra uma variada programação de atividades culturais: palestras, vídeos-debates e apresentações artísticas. Quem vai a Nova Acrópole interessado em conhecer a Filosofia à Maneira Clássica tem a possibilidade de assistir aulas de apresentação, onde são apresentados a instituição, o programa do curso, as condições em que ele se realiza; onde as pessoas podem perguntar, dialogar e decidirem se o que Nova Acrópole oferece lhes interessa. Muitas pessoas são apresentadas à Nova Acrópole e à Filosofia à Maneira Clássica. E o fato é que elas reagem de forma particular, de acordo aos seus interesses e convicções, alguns não vêem nada que lhes interesse, outros selecionam alguma atividade da agenda cultural que lhes interessam e assistem a uma palestra ocasionalmente. Há os que se interessam em participar das atividades como Trilhas Ecológicas, limpeza de praias e iniciativas de voluntariado. Há os que se interessam pela proposta de Nova Acrópole e dedicam voluntariamente parte do seu tempo para que tudo isso seja feito. Não creio que essas pessoas gostariam de ser classificadas como malucas, doentes ou coisa parecida.
Se realmente se trata de demonstrar e constatar algo sobre Nova Acrópole, ou sobre qualquer outra instituição, o melhor é ver com os próprios olhos. Os endereços das sedes de Nova Acrópole por todo o Brasil está no site www.nova-acropole.org.br . e elas estão abertas para que qualquer pessoas veja por si mesma e chegue a sua própria conclusão.
Qual é o objeto em discussão do blog? A Nova Acrópole ou a identidade do autor do Blog? Os fatos sobre a Nova Acrópole estão ai. Passaram a não comentar sobre eles. E os símbolos internos; cumprimentos; crenças; exercícios esotéricos; estudos teosóficos;etc? A Nova Acrópole tem isso ou não? Essa é a questão em si. É verdade ou mentira essas coisas? O Questionário é o centro da discussão. Não parece que ninguém está caluniando ninguém aqui. Está é em uma busca de informações... E os Acropolitanos começaram a agir estranhamente, se dizendo advogados e defendendo a NA de ataque nenhum. Atenham-se às informações... e ai, a Nova Acrópole tem alguma coisa de religiosidade dentro da sua estrutura ou isso é lorota?
Fui um Força-Viva e não sou burro, sectário ou fui hipnotizado.
Esse tipo de abordagem sim é bem imbecil, se quiser expor problemas reais é melhor repensar o Blog.
Fui um força-viva, não sou burro nem sectário e nem fui hipnotizado. O que sou? Sou um dirigente acropolitano( certamente um mando que quer se passar por ex-membro). Atenção senhores mandos os verdadeiros ex-membros conhecem bem suas artimanhas, seus modos e palavreados. NÃO COLOU!
Postar um comentário