sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

NOVA ACRÓPOLE E A SOCIEDADE TEOSÓFICA II

Qual a relação entre a Sociedade Teosófica e a Nova Acrópole? Esse 2° Post sobre isso traz um comunicado interno da S.T. que comenta sobre Jorge Angel Livraga e Ada Albrecht na Sociedade Teosófica da Argentina. O que realmente aconteceu?






Esse post é uma tradução do inglês do seguinte site:

http://www.theosophy.com/theos-talk/199802/tt00311.html

Abre aspas para a tradução


"
A seguir é o texto de duas cartas com considerações sobre a Nova Acrópole e a Sociedade Teosófica, as quais eu tenho a fotocópia.


Lendo as cartas, se chega a essa conclusão:

As cartas descrevem um casal que atraiu muitas pessoas jovens como membros nacionais de sua secção da Sociedade Teosófica. Eles aceitaram Helena Petrovina Blavatsky mas não escritores teosofistas posteriores. Pelo fato deles se apresentarem como “instrutores” ou terem um conhecimento especial, e se oporem à autoridade de sua Secção Nacional, eles foram expulsos e fundaram duas grandes organisações crescentes, não mais associadas à Sociedade Teosófica.

Provavelmente isso teria que pegar ambos membros da Nova Acrópole e da Sociedade Teosófica na época para nos dizer a história completa do que aconteceu. Enquanto isso, nos resta imaginar...

São a Nova Acrópole e a Hastinapura organizações para serem consideradas parte do Movimento Teosófico, no mesmo sentido que nós incluímos a Sociedade Teosófica Adyar, Sociedade Teosófica Pasadena, ULT, e Temple of the People? Se sim, nós deveríamos aprender mais sobre eles. Se não, então por que? Pelo fato de que é alegado que eles tem conexões políticas de ultra direita? Sabemos se essas conexões são verdadeiras, e não acusações falsas? E... são todas as conexões com política ruins? Se sim, então nós deveríamos rejeitar grupos conectados à políticas de extrema-esquerda. (A regra geral que eu aprendi é que política e grupos teosóficos não se misturam, embora cada indivíduo possa seguir a sua própria denominação política)

O que cada um pensa a respeito?

Eldon


(sem data e escrita em máquina de escrever)

A todas as Secretarias Gerais da Sociedade Teosófica da Europa:

Em relação às atividades da Nova Acrópole, o Comitê Executivo da Federação Européia recomenda que as Secretarias Gerais publiquem em suas revistas teosóficas e cartas a membros o seguinte comunicado:


UM AVISO

O Conselho da Federação Européia das Sociedades Teosóficas pedem que alertemos todos os membros da Sociedade Teosófica ao seguinte:

Devido a certas semelhanças e alegações, devido a objetos oficiais ostensivamente similares àqueles da Sociedade Teosófica e devido as referências à H.P. Blavatsky e ao antigo presidente Sri Ram, a organização conhecida pelo nome de Nova Acrópole e fundada por um antigo membro da Sociedade Teosófica na Argentina é um movimento fundamentalmente distinto do nosso.

Estudo cuidadoso de sua atividade e o espírito que eles expressão nos obriga a desassociar formalmente de tal organização e evitar a cooperação de qualquer maneira com ela, para evitar confusão muito desastrosa na cabeça das pessoas.


XXXXXX
(junto com a carta, escrito a máquina com correções a mão, seguia o cabeçalho da carta:

THE THEOSOPHICAL SOCIETY
ADYAR, MADRAS 20
INDIA

SOCIEDAD THEOSOFICA
IN ARGENTINA
SANTIAGO 320 - 2000 ROSARIO

SECTRETARIO GENERAL



Ao vice-chairman do conselho Europeu

Dr. H. Van Der Hecht
166 Rue de la Cambre
B-1200 Brussels
BELGIUM


Caro Dr. Van der Hecht:

Através da presente carta nós estamos lhe respondendo o encarecido pedido do dia 02/02/1982 que nos chegou no momento que estávamos no período de férias de nossas atividades; posteriormente nós recebemos a visita de nosso Presidente Internacional Senhora Radha Burnier. Esperamos que nos perdoe pelo atraso na resposta de sua gentil carta.

Nós lhe enviamos agora a informação pedida:

O Sr. Livraga entrou para a Sociedade Teosofia na Argentina muitos anos atrás, quando ele era um jovem aluno de Teosofia. Ele se casou com a jovem aluna, Ada Albrecht quem posteriormente fundou a Nova Acrópole com ele.

Deste o início ele mostrou qualidades indubitáveis de liderança, atraindo muitos garotos e garotas. Era óbvio que ele defendia um ponto de vista muito particular da teosofia, muito diferente daquele defendido em geral naquela época. Seus métodos para ensinar Teosofia não era comum nas filiais da Sociedade Teosófica.

A união Livraga-Albrecht manteve as atividades por alguns anos, e nós também dizemos claramente como decolou e cresceu aquele fenômeno como um movimento dentro do movimento maior da Sociedade Teosófica.

Então eles começaram a trazer mais e mais garotos e garotas para a Sociedade Teosófica como “membros livres”, ou seja, não pertencendo a nenhuma filial. As autoridades Seccionais alarmaram que por aquela performance de crescimento e fortalecimento dia após dia pareceu como uma tentativa de tomar a Sociedade Teosófica na Argentina, essas circunstâncias obrigaram as autoridades da Seccional a fazer mudanças em nosso estatuto para que aqueles novos membros tivesse que pertencer a alguma filial de Buenos Aires, lugares de eventos e lugares onde aqueles membros influentes viviam. O controlado ingresso de novos membros terminou e Livraga entrou em um período conflitivo com suas relações com as Autoridades Seccionais; nesse período era relativamente curto, mas culminou com um processo contra a Sociedade na Argentina promovido pelo Sr. Livraga por uma hipotética violação das leis nacionais.

O julgamento foi curto, uma vez apresentada a defesa pela Seccional, foi corretamente declarada inocente das acusações.

Quando o veredicto da Justiça foi dado a Livraga ele foi expulso da Sociedade Teosófica da Argentina.

Ele nunca foi Secretario Geral da Secção da Argentina e nem de nenhuma outra.

Aqui nós detalhamos algumas jogadas de suas disposições particulares, as quais enfatizamos após sua expulsão da Sociedade:

1. A devoção teosófica de Livraga era uma ligação expressivamente com HP Blavatsky, com exclusão dos líderes que a seguiram.

2. Nova Acrópole se estabeleceu como uma academia de estudos teosóficos e filosóficos com matérias definidas e grade.

3. Ele e sua esposa adquiriram desde o início um personagem, uma mistura de “instrutores” assumindo uma forte “autoridade espiritual”.

4. Há muitas evidências sobre a real natureza da instituição que era internamente conectada com extremismo de ultra direita e Nazismo.

5. Essas e muitas outras evidências que omitimos demonstram que ele não era adequado para a estrutura da Sociedade Teosófica, a qual nunca poderia suportar tal disposição.

Senhor Livraga deixou o país seis ou sete anos atrás para se estabelecer na Espanha, ele é suspeito de deixar o país às pressas por razões políticas ou pseudo-políticas.

Ao contrário, o casal Livraga-Albrecht se separou, separados a Senhora. Livraga estabeleceu um movimento de características similares a Nova Acrópole chamado Hastinapura, aparentemente sem o extremismo ou conotação política.

Nova Acrópole cresceu nos países ibero-americanos, ela oferece uma atração interessante para jovens, por causa dos seus planos de aula e estruturas dinâmicas. Não há quase nenhum adulto nos dois movimentos. Nós repetimos que Livraga_Albrecht são ambos líderes e possuem uma forte atração magnética.

Eles tentaram se infiltra na Sociedade Teosófica em vários lugares, talvez para usarem sua estrutura para o seu propósito, talvez para destruir a Sociedade Teosófica, no entanto isso é uma suposição.

Algum material do nosso livro de registro:

EXPULSÃO DA SOCIEDADE TEOSÓFICA DE
Senhor Jorge Angel Livraga
De acordo com a lista de membros da secção argentina
Livro n° 6 – n° 3451

Nome: Jorge Angel Livraga
Nacionalidade: argentina
Data de nascimento: 3/9/30
Data que entrou na S.T. : 30/05/50

Ele entrou no Dharma Branch, então ele foi para o Peace and Harmony branch, depois ele se mudou para o Lautaro Branch. Por fim ele se tornou um “membro livre”.

FIM DA PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO

Um congresso nacional o expulsou da Sociedade Teosófica.

RAZÕES DO CANCELAMENTO

Porque ele divulgou informações enganadoras contra a Sociedade Teosófica diante do Procurador Geral da Província de Santa Fé.

OBSERVAÇÕES

O Conselho Nacional da S.T na Argentina decidiu impedir a entrada de “membros livre” em 6/8/61 até que as Regras sejam arrumadas. (veja páginas 214, 215, 217, 219 e 222 nos registros do Conselho Nacional do ano de 1961).

Como um membro livre o Sr. Livraga organizou e estabeleceu um grupo com o nome Grupo da Juventude Teosófica Argentina, que nada tinha a ver com a S.T na Argentina (e sem qualquer relação com a real “Juventude Teosófica Argentina” que era legalmente conduzida pelo Sr. Luis Spairani). Aquela organização “privada” do Sr. Livraga tinha suas reuniões na rua Amenabar 863 (Buenos Aires).

Desde 1959 até 1962 Sr. Livraga, sustentou constantes ataques contra a Sociedade Teosófica Argentina e suas autoridades estabelecidas. A última sentença do Procurador do Estado foi completamente favorável à S.T.; por causa da informação que ele divulgou contra a S.T. era sem razão, Sr. Livraga teve que pagar todos os custos do processo judicial.

O Presidente Mundial Sr. Sri Ram foi informado sobre o caso e respondeu ao Secretário Geral Irmão Nazareno Rimini.

Nas novas regras da S.T. que foram aprovadas de acordo com o Decreto n° 01355 de 26/11/64 pelo Alto Governo de Santa Fé, foi estabelecido que a S.T. Argentina não é permitido manter “membros livres”, exceto em casos particulares.

Dos componentes do grupo do Sr. Livraga, sete o abandonou e veio para a sede Fraternity da S.T.

Nós estamos sempre ao seu total dispor. Esperamos que essa informação seja útil para vocês. Na oportunidade da visita de nosso Presidente Internacional nós a demos uma cópia dessa carta.

Gentilmente receba nossos cumprimentos

(assinou) Pauline de Palmeri, Secretária

(assinou) Juan Carlos Palmeri, Secretário Geral


"

Fecha aspas


26 comentários:

MIguel Echenique disse...

Resposta de Miguel

Você diz que não respondi todas as perguntas, mas bloqueia o blog e me deixa de fora.
Estou interessado em responder perguntas e principalmente a que você faz com relação a se Nova Acrópole ser ou não uma seita esoterista ou uma religião. A resposta está publicada no nosso blog: www.novaacropolebrasil.blogspot.com

Atanibio Boell Júnior disse...

Sobre a Censura no Blog

Moderar os comentário em um Blog é um recurso cabível para proteger a comunicação na internet dos abusos de linguagem, assuntos despropositados e até mesmo ilícitos. Mas excluir um comentário que analisa as declarações feitas pelo autor do blog e chama a atenção para incoerências na suas colocações parece mais um ato de censura. E isto fica feio num ambiente que foi proposto com o objetivo de debater um tema. Ou será que a proposta nunca foi debater um tema e sim colocar um posição fechada contra Nova Acrópole ? O autor do comentário excluído fez perguntas ao Demiurgo e elas não foram respondidas. As perguntas feitas pelo autor do blog ao Michel foram respondidas e continuam sendo no blog de Nova Acrópole (www.novaacropolebrasil.blogspot.com ). Ninguém está “com os ânimos exaltados, como foi dito para justificar a censura, simplesmente se trata de que o uso da liberdade de expressão responsável e o direito de perguntar e obter respostas seja dado a todos.
Atanibio Boell Júnior

MIguel Echenique disse...

Respondo sobre o assunto da Sociedade Teosófico e a Nova Acrópole no nosso blog http://novaacropolebrasil.blogspot.com

MIguel Echenique disse...

Confira dois novos temas no blog de Nova Acrópole (www.novaacropolebrasil.blogspot.com): Funções das Escolas de Filosofia à Maneira Clássica e Estudo de Símbolos - O Simbolismo da Cruz.

Atanibio Boell Júnior disse...

Confira no blog de Nova Acrópole (www.novaacropolebrasil.blogspot.com):

A historia julga para alem dos seus críticos:

Na Biblioteca Upasika www.upasika.com encontram-se as seguintes informações sobre a biografia de Nilakanta Sri RAM [Thanjavur, India, 1889 - Adyar, India, 1973]:

* Miembro de la Sociedad Teosófica convirtiéndose luego en su Quinto Presidente Internacional [1953-1973]
* Integrante de la Co-masonería [Le Droit Humain]
* Corriente filosófica: Teosofía post-blavatskiana
* Antecesores: Helena Blavatsky, Annie Besant, Charles Leadbeater, Jinarajadasa.
* Sucesores: Radha Burnier, John Coats, Jorge Livraga.

Atanibio Boell Júnior disse...

Confira no blog de Nova Acrópole (www.novaacropolebrasil.blogspot.com): A Contribuição das Escolas de Filosofia à Maneira Clássica para a Oratória e a Dialética.

Anônimo disse...

Parabéns aos criadores do Site Seita Nova Acropole. Eles enganam as pessoas, se passando por escola de filosofia, quando na realidade o que eles transmitem é a filosofia deles. Obrigado por vocês alertarem as pessoas e divulgarem em lingua portuguesa a história que eles omitem nos "cursos" e nas palestras gratuitas.

Anônimo disse...

Já fui membro da NA no RS e fui também força viva do corpo de segurança. Conheci as pessoas que aqui postam em defesa da NA. O Ataníbio e o proprio líder nacional, MEI. Concordo com o exposto, a NA faz lavagem cerebral. Parabenizo pela história postada sobre a figura de Livraga.

Fabiano Basso disse...

Meu nome é Fabiano Basso, sou membro da Nova Acrópole há 10 anos. Acho importante a identificação, pois estamos afirmando nossa identidade cidadãos de sua função na sociedade contemporânea.
Interessante, a muito tempo li este blog e estou surpreso que ainda esteja sendo alimentado. Considero pueril estimular acusações e desinformações de uma forma tão perene que é a rede mundial de computadores, sabendo que qualquer um pode escrever o que bem entender, e isso por uma questão de atitude moral pode gerar bons veículos de informação, cultura e lazer ou não. Acredito que o responsável possa ter algum motivo que o leve há fazer isso, acredito também deve ser uma pessoa que busca a dignidade e a justiça. Porém, acho válido que ele busque seus direitos e perante uma maturidade esperada por um cidadão consciente ele vá às autoridades constar estes "crimes", podendo pedir uma audiência ao Juizado Especial Civil. Acho que se ele acredita em justiça vá e faça. Agora ,ficar nesse jogo de esconde-esconde leva a crer, pelos fatos expostos neste blog, que não há dignidade. Não sei, posso estar totalmente equivocado.
Porém, o "alimentador" deste blog, se talvez ele tenha consciência, iria corrigir ou procurar corrigir a última postagem do ex-membro do Rio Grande do Sul. Ele afirma que a Nova Acrópole faz lavagem cerebral. Sabe-se através de órgãos competente (por exemplo Board of Social Responsibility and Ethics in Psychology, a American Psychological Association e The British Psychological Society) que a lavagem cerebral não existe, não às provas concretas dessa teoria a muito tempo já esquecida por profissionais da Psicologia e Neurologia. Pensar isso é estar guiado pelo Senso Comum, fora de estudos fortemente embasados da comunidade científica.
Acho válido lembrar que os princípios da Nova Acrópole são reconhecidos pela carta aberta das Nações Unidas.
Desculpe a piada, mas lá vai (acho válido uma discussão sadia e uma descontração para acalmar os ânimos, apesar de tudo estamos buscando o Bom, o Belo e o Justo). Acho sim que Nova Acrópole é uma seita, sim. Como diz o primeiro princípio: "Promover o respeito à dignidade humana sem distinção de crenças, culturas e condições sociais, reunindo homens e mulheres em torno de um ideal de fraternidade e solidariedade." Ou seja, "aseita" todo mundo sem barreira nenhuma. Se neste aspecto concordo com o "alimentador" deste blog. Tenham um ótima semana e obrigado por possibilitar essa discussão.

Att,

Fabiano Basso.

Anônimo disse...

Ao membro Fabiano Basso,
Referente à postagem de lavagem cerebral, a NA é seita, causa seita dependencia, de acordo com meu médico psiquiátria, sofri lavagem cerebral.
Este blog não serve para atacar NA, e sim divulgar o que realmente ela é. Quando alguém buscar informações sobre sua escola de filosofia, terá terceiras opiniões. Quando entrei na NA, pediram que eu entregasse uma carta de autorizaçao de meus pais para que eu participasse das aulas de filosofia... para que??? Se proteger talvez???
E outra situaçao muito interessante, a todos que se interessam sobre filosofia, teosofia e outros assuntos afins, indico os livros: O Teosofismo - historia de uma pseudo-religião de Rene Guenon e O Babuíno de Madame Blavatsky de Peter Washington. NA se diz herdeira da fundadora da Sociedade Teosofica. Antes de participar das aulas de filosofia de NA, aconselho que se leia esses dois livros.
Além, reclamam desse Blog, porque mentir sobre a existencia do manual do dirigente???

Ana Almeida Homeopata disse...

Ja fui membro de Nova Acropole ha muitos anos atras e hoje em 2011, mais de 20 anos apos , ao me encontrar aos 46 anos ,com 2 filhos
pre-adolescentes, tenho muito a dizer a favor de Acropole- Nunca tive nenhum cargo de destaque, fui membro como tantos outros, e o destino ou as mas escolhas me levaram para longe da filosofia- mas o que realmente importa em Acropole é o RESGATE de valores morais e eticos - se ha rituais e hierarquia, isso apenas representa o UNIVERSO e suas Leis- Acropole sobrevivera aos tempos, ainda que outros a dirijam ou ressurja com outro nome, porque ela é o simbolo de algo VIVO - ainda hoje tenho minhas apostilas de primeiro nivel e nelas esta tudo o que e necessario para criar um nundo novo e melhor e um HOMEM NOVO - tive o prazer de ler Platao, Kant, Blavatsky , conhecer filosofia Hindu, Budismo, Psicologia e outros tantos temas que hoje me auxiliam a tentar criar meus filhos da forma mais etica e moral possivel(dentro dos meus limites humanos). Nao cabe a mim e nem a ninguem julgar a aparencia, mas sim absorver da forma mais sabia o CONTEUDO de ACROPOLE. Nao tenho amizades e nem vinculos pessoais com qualquer acropolitano no momento, mas SEI que todos estao la em busca de melhorarem a si mesmos e de difundir o QUE HA DE MELHOR - A ETICA, A MORAL E A FILOSOFIA CLASSICA - é muito mais dificil vencer os nossos proprios demonios, nossas fraquezas do que criticar . Acropole nao é feita por superhomens mas por seres humanos cheios de bons sonhos e ideais. Nao acredito em nada perfeito no mundo em que vivemos- mas estou certa de que cultivar valores atemporais Ë O CAMINHO certo para a HUMANIDADE EM GERAL.Meus filhos ainda tem idade insuficiente para se tornarem membros ativos , mas sempre lhes avivo a memoria com fatos de Acropole e livros que li e pessoas que tive oportunidade de conhecer e que muito me ensinaram - perseveranca, fé, confianca, trabalho arduo, respeito e amor ao proximo; IDEAL. ISSO PERMANECE E Ë ATEMPORAl.
SOU ANA CRISTINA COSTA DE ALMEIDA, MEDICA PEDIATRA EM SAO JOSE DOS CAMPOS, SP.

Anônimo disse...

Oi... cheguei a Força viva e faixa preta na arte marcial nei kung q é dado dentro dessa instituição. Cheguei até um tempo em q tinha aulas da Escola do Discipulado. Foi uma época puxada, com muitos afazeres e em qualquer horário. Gostaria de colocar minhas críticas divididas em alguns tópicos a seguir:

Eu mesmo:

Fui um cara de um família com conflitos e sempre fui quieto e com pensamentos de idealismo e contrário à realidade atual. Na parte negativa da minha personalidade sempre fui raivoso e explosivo. Talvez por esses mesmos pontos da minha personalidade q me fizeram entrar na NOva Acrópole e permanecer lá por incríveis 13 anos da minha vida. 1 - O ideal: eles atraem com um texto que fala muito sobre um ideal de valores que hoje estão esquecidos. 2 - A arte marcial: poderia aplacar minhas ações extremadas pelas sua disciplina e valorização da justiça e autocontrole.

MOtivos da saída:
1 - Desgaste natural como em qualquer local e em qualquer relação de convivência.
2 - O estopim: vários... pois muitos que saem (acredito eu) protelam sua saída por acreditar que o errado ou o responsável pelas coisas erradas seja ele mesmo. Aí entra um dos pontos que mais incomoda, a MANIPULAÇÃO. Um caso raríssim era ver um "mestre" ou "dirigente" dizer que o erro foi dele.

Então ponto 1 para a confusão mental que aos poucos vai te enfraquecendo dentro desse sistema, te levando a dois caminhos: total servidão aos mandos dos dirigentes por não ter forças para reagir ou simplesmente sair, e nunca mais olhar para trás.

3 - Relação mestre-discípulo incrivelmente pesada quando devia ser o contrário. Pois pelos escritos estudados, como Tao te king, I ching, entre tantos buscamos a harmonia e com isso consegue-se uma leveza. Primeiro um mestre harmonizado, logo um discípulo harmonizando-se.

4 - Relação entre os "discípulos"... Nossa, parecia um local de fofocas, provocações, sabotagens do que uma escola de filosofia e artes marciais.
ADENDO: se eu tivesse me atentado a dois sinais que logo vi em meu primeiro ano lá, não teria ficado os 13 anos (mal vividos em 90% das situações). 1º Minha mãe recebeu um e-mail e eu tinha acesso naquela época e li, onde o discípulo e força viva e também um futuro médico (anotem esse nome e cuidem se for ter algum procedimento com ele) Rafael Ebert chamava um recém chegado aspirante Henrique Dallago de cobra e dizia que a NA era uma corte; 2º O professor de Artes Marciais Airton deu meu casaco de treino a outro aluno, só porque eu não fui em uma semana treinar e u já tinha encomendado. O primeiro ato evidenciou bem a forma de tratamento entre os filósofos e propagadores do bem, o segundo mostra bem a forma de prejulgamentos desferidos principalmente pelos dirigentes que sempre pensavam o pior de todos.

5 - O Sistema: entendo a forma raivosa que são escritos pelos que saíram da NOva Acróple. Pois o sistema não te deixa saída... Como quando vc tem algum conflito com a operadora de cartão de crédito ou de telefone... Muitas vezes vc acaba gritando ao telefone e mesmo assim paga para não se incomodar. VOLUNTARIADO... é de rir, mas o cara que inventou isso, o tal de JAL (para mim um ser com sérios problemas mentais e realmente não sei como eu e tantos seguimos suas ideias), arranjou uma forma de sempre deixar a escola e seus dirigentes na defensiva e como se fossem as vítimas... Pois, no final das contas, eles dizem, é voluntário (tua vontade) se não quiser , não faça... Aí surge um problema. Se você é um Força Viva, um Faixa Preta, um Dirigente, um machado e disser que não poderá fazer tal coisa, vc passar por um mal estar incrível, humilhação psicológica, pior que tivesse tomado uma surra. Então esses e os aspirantes fazem com toda "sua vontade" para que não sejam excluídos e continuem dentra da instituição que o levará a liberdade da alma.

Anônimo disse...

6 - Os ritos e momentos especiais.
Esses eu gostava. O problema era chegar até eles inteiro... hehehe... Muitos deles eram em horários extremos... Sem brincadeira. Após a meia noite e tendo que trabalhar cedo no outro dia era comum e se você se recusasse ou fizesse cara feia, pior era. Tinha vários símbolos de culturas milenares e recentes. A águia segurando um círculo com uma fogueira, um machado e um martelo... nem lembro se era isso... era o símbolo maior. Não sei se era inspirado pelo nazismo, mas é meio parecido e o Jal (fundador da NA) usava um bigode q muito lembra o Hitler. Os UNIFORMES do CS (corpo de segurança) no qual eu fazia parte era totalmente negro com uma faixa vermelha abaixo do ombro (parecido também com uniforme da SS nazista), nossos ritos eram nas terças a partir das 23h e na quase totalidade das vezes começava bem após esse horário e logo depois tinha a reunião organizativa.

7 - Pagamentos. Claro que toda instituição tem seus custos. Óbvio. Mas nós tínhamos uma taxa para cada coisa que fazíamos e também tinha que se pagar um rateio para presente caros para certos dirigentes "especiais" como era o caso do Michel Echenique dentre outros. TUdo bem, se a coisa não fosse extrapolante.
Vamos fazer uma conta:
Um força via nacional: (MENSAL)
mensalidade: aprox.: R$ 150,00
taxa de força: R$ 10,00
Rateios diversos
Material para escola R$ 15,00
Presentes R$ 20,00
Outros R$ 10,00
Acampamento Nacional
Transporte R$ 350,00
Taxa de acampanto nacional!!!(com acomodações ruins, comida,) R$ 200,00
Acampamentos estaduais
Transporte R$ 50,00
Taxa de acampanto estadual!!!(com acomodações ruins, comida,) R$ 100,00

Anônimo disse...

Outros:
Encontros (jantas) R$ 50,00
Tranporte R$ 80,00
Vindas de Dirigentes especiais (??) tipo Vanderlei Gurgel: R$ 100,00


Ufa... por cima acho q é por aí

Total: R$ 1135,00
POR MÊS!!!!

nO ANO: R$13.620,00 (VALE A PENA?????)
para viver numa correria total, dormindo pouco, ouvindo humilhações de pessoas soberbas???

8 - Momentos Bizarros:

8.1 - Michel Echenique xingando um dirigente em um momento no módulo são jorge em são paulo na frente de muitos e o cara acabou se mijando nas calças... NA MINHA FRENTE!!!!! ninguém me contou isso.

8.2 - Michel Echenique xingando todos seu principais "discípulos" numa reunião, batendo na mesa, dizendo coisas horríveis a todos aqueles q viajaram horas para participar do evento.

8.3 - Michel Echenique negando devolver o dinheiro em um esquema envolvendo uma pessoa q era da NA e da Comark dizendo que se ela não fazia mais parte da NA ele não poderia fazer nada... Alguns mils reais ficaram com ele.

8.4 - Fabiano Camilo dormindo enquanto dava aulas. Depois ainda tinha capacidade de querer cobrar os outros.

8.5 - Fabiano Camilo negando comida em um almoço para forças vivas só porque esses não estavam dentro de qualificações entendidas por ele... Esses quatro foram comer em um bar, enquanto ele e os outros comiam dentro da escola.

8.6 - (bizarrice!!! total!!!) o dirigente paranaense Talal Husseini implantou o sistema de marketing multinível entre os associados da nova acrópole em todo o Brasil, o clubmaxi (voip), e depois que todos investiram seus dinheiros ele pulou para outro e se todos quisessem teriam que reinvestir seu dinheiro. Somente ele ganhou dinheiro com isso. Algo como uma pirâmide.

....

são tantos... mas vamos deixar esses

Bom, engraçado que mesmo com tudo isso, eu muitas vezes defendi com unhas e dentes a NA. E agora, há alguns anos fora relembro disso e vejo que absurdo é seguir algo de forma cega, não refletindo melhor. Claro que no caso citado, perdíamos até a força para refletir. Consegui sair quando comecei a ter contato com outros grupos, outras pessoas e outros pensamentos. Senão estaria bitolado e, o que é pior, continuando a colaborar por um desserviço à sociedade.

Hoje, perdoo a todos que ali estão. Pois eles não reconheceram ainda o quanto são nocivos. Espero que um dia acordem e vejam. Os 10% que gostava dali foram as aulas de artes marciais que eu dava e os momentos de risada entre os colegas (não os falsos). e outra coisa... o Nei Kung é uma arte marcial inventada... sem certificações e vindas de uma compilação mental que mistura outras artes marciais, leituras de livros milenares e filmes de arte marcial, principalmente a série Kung Fu dos anos 1970.

Se é uma seita? Pouco importa... se faz mal a alguém já é ruim e deve ser melhor estudada. Combate-la? Quem sabe... mas eu não acredito tanto quanto antes na arte da guerra. Nela também existe manipulação, mentira, brutalidade e resultado ínfimo. Guerra é ruim, sempre foi e sempre será. Desde os tempos mais remotoso tinha o objetivo de conquista de um povo, de roubar seus bens e de fazer mal. COmo podemos conceber isso? Par que? Criar um império? Outro conceito completamente ultrapassado e extremamente perigoso, mesmo se tratando de império filosófico como o JAL queria fazer, em sua loucura particular. Invadir um outro povo e dizer que sua cultura é melhor...? estranho... os portugueses, fedorentos e cheios de doenças vieram catequisar e conquistar os índios, limpos e saudáveis. Essa relação não é mera coincidência.

Um último ponto que me lembrei e que também lembra o nazismo: os escritos da Nova Acrópole, nos bastiões de JAL diziam que tínhamos que esperar a nova raça... uma raça ariana... e que alguns escolhidos fariam parte... os filósofos acropolitanos estariam entre esses. Sectarismo??

Sei lá, mas é bem estranho aquele lugar... e mais: perigoso na medida que deixa rupturas em nosso cérebro.

Demiurgo disse...

Anônimo que postou esses vários tópicos, favor entrar em contato conosco seitaacropole@gmail.com se tiver interesse em contribuir mais com a discussão. Temos interesse em transformar seu comentário em postagem do blog.

Anônimo disse...

Eta ferro, PARABÉNS, agora realmente voce está se tornando um guerreiro, queira ou não. Isto é ser HOMEM com H maiúsculo. Para os que se fingem de bobos ou não, os mandos de NA sabem direitinho quem é quem aqui no blog (com nome ou não). Sabem nosso cpf, endereço e telefone, nome do pai e da mãe e ainda tem a foto, a foto que vai ser usada para a magia negra e aí soltar os encardidos no encalço daquele "rebelde". Um HURRA para voce. Podes crer que voce está ajudando a construir um mundo melhor com os valores eternos, paz, amor, respeito, trabalho, dignidade, compaixão, fraternidade e os valores são muitos. Disse Jesus: "EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS".

Anônimo disse...

gostaria de saber do colega que é ex-membro, se la dentro tem algum protegido, ou todos os dirigentes tem que pagar para participar das cerimonias?

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer a diferença de um força viva, de um Dirigente e de um Machado?

Voces viram no You tube as entrevistas do Talal Husseini? Ele escreveu um livro.Paz Guerreira.

Anonima.

Anônimo disse...

Caraca!!!!!! Achei super forte a situação do "discipulo" mijar nas calças. Fiquei curioso. O amigo sabe dizer que tal pessoa ainda faz parte da NA.

Obrigado.

Anônimo disse...

Participo da NA e gostaria de me desligar, mas ainda não comuniquei a ninguem de lá Pergunto ao rapaz que fez o long post, é complicado sair? Eles fazem interrogatório?

Anônimo disse...

Simplesmente saia e não dê satisfações. Não se preocupe, não farão questão que fique pois vivem com inveja do que o outro faz voc~e será menos um para eles engolirem,apenas falarão mal de você que preferiu o mundo velho a se dedicar ao Ideal, mas seu maior prejuízo será a dor na conciência de ter apenas sido explorado e ser obrigado a conviver com gente falsa e mesquinha.
Vá ser feliz, saia enquanto há tempo.

Carlos Silva disse...

Falta memória, discernimento e gratidão.

Anônimo disse...

Acropolitano usando palavras do mundo velho memória, discernimento e gratidão. Elas não fazem parte de nova acrópole. Como aconteceu com todos do meu tempo, o rumor é o seguinte - aquele(a) foi embora pois sofre de distúrbios psicológicos, ele(a) toma remédio controlado e não está bem. E o pior de tudo é que os ficam acreditam, não procuram aquele que conviveu ali para saber o que se passa. Realmente falta memória aos neófitos, falta discernimento e também gratidão. Memória - faculdade de reter as ideias, impressões e conhecimentos ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE. Discernimento - faculdade de julgar as coisas CLARA e SENSATAMENTE; CRITÉRIO, JUÍZO. Gratidão - reconhecimento por um BENEFÍCIO RECEBIDO. Seja FORTE, voce vai precisar. No meu tempo demorei bastante a ter acesso a alguma coisa contrária a NA, até que conheci o livo de Pepe Rodriguez (fiquei tão feliz) e vi que a justiça estava começando a mostrar sua cara. Agora voces tem o blog. Aproveitem gente.

Anônimo disse...

Isso bem é verdade. Eles sempre afirmam categoricamente as coisas sobre os outros de uma forma impressionante. Fazem um terrorismo psicológico e infernizam a vida das pessoas justamente por causa desse comportamento que eles obrigam as pessoas a terem...realmente ninguem aguenta só mesmo tomando remédios...mas o que se faz aqui se paga e hoje depois de ter saído daquele covil de cobras hoje estou vendo aos poucos a ruina daquela escola que estudei, justamente por não terem o principal sentimento que sustenta qualquer coisa: AMOR. Isso eles não tem. Não entendo o porque disso, não sei o que ganham com isso, apenas produzem em larga escala sentimentos de INVEJA, COBIÇA, ÓDIO, ali dentro. Como justificam tudo no Karma, deveriam se obeservar melhor,se tudo o que lhes acontecem não é resultado de um Karma coletivo negativo produzido por eles e no final acabam tendo o que merecem.

Anônimo disse...

Não é isso.. quis dizer que falta discernimento, memória e gratidão aos acropolitanos!

Anônimo disse...

"VOCE PODE TROPEÇAR EM UMA PEDRA E AINDA ASSIM ESCALAR UMA MONTANHA". Expressão das mulheres em Burkina Faso, África.