terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DEFESA DA NOVA ACRÓPOLE

Com a participação de comentários ativos de Michel Echenique Isasa e Atanibio aqui, foi decidido transformar essa participação em Posts do Blog na categoria "Respostas da Nova Acrópole". Segue então abaixo os argumentos à favor da Nova Acrópole apresentados por Michel Echenique e Atanibio Boell Júnior. Aguardamos ainda a resposta do questionário sugerido.





A favor de Nova Acrópole

Meu nome é Michel Echenique.
Fui citado no Blog varias vezes, portanto, quero apresentar o meu depoimento:
Infelizmente não tenho com quem conversar, salvo com o demiurgo.
Demiurgo significa “Deus Criador” e você assumiu essa identidade...
Sou uma pessoa publica, muitos me conhecem, mas eu não te conheço.
Você se apresenta como Deus e deve ser a razão pela qual você se acha no direito de julgar aos demais, e sinto o cheiro de inquisição pelo ar, já que você se sente no direito não só de julgar como também de condenar.
Li com atenção toda a sua apresentação e vejo claramente que você usa para falar de Nova Acrópole técnicas de desinformação e de manipulação, já que você coloca reflexões de acropolitanos fora de contexto e as reduz.
Vou começar pelas da desinformação:
Você diz que Nova Acrópole se declara como escola de filosofia clássica, mas você esta desinformando a opinião publica com essa afirmação, já que Nova Acrópole se declara como Escola de Filosofia a maneira clássica – o prefixo “a” denota que a palavra clássica é genérica – mas do jeito que você a expressa é especifica.
Em termos gramaticais a diferença é sutil, mas em termos reais é significativa: Escola de Filosofia a maneira clássica significa uma escola de Filosofia dentro moldes tradicionais como a escola pitagorica, platônica, socrática, aristotélica, etc., ou seja escolas onde se aprende a viver! Não apenas pensar.
O fato de que hoje a filosofia é acadêmica não nega essa outra possibilidade, e nem significa que a filosofia seja só acadêmica.
Você também desinforma quando apresenta informações que já giraram o mundo há 30 anos atrás, e faz parecer que são de atualidade!
Todas as acusações que você faz, já foram feitas outras vezes e inclusive aqui no Brasil, e já foram esclarecidas, em vários Orkut, onde foram amplamente expostas, e ficou comprovado que não passavam de montagens e interesses comerciais de faturar caluniando e difamando Nova Acrópole.
As pessoas que fizeram essas acusações são profissionais que vivem disso – caso de Pepe Rodrigues. E você volta a levantar as mesmas questões. Por acaso você está ganhando alguma coisa com isto? Porque os outros estavam.

Por outro lado você coloca palavras na minha boca e de outros, tais como “que eu teria dito e que outros teriam dito” – e isso é Manipulação, já que você não pode criar personagens fictícios para manipular a opinião publica.

Você se diz ex-membro de Nova Acrópole, eu também poderia dizer que sou ex-membro de qualquer coisa, se não coloco meu CPF, meu nome ou meu RG quem pode saber se é verdadeiro ou falso? Porque no fundo as informações que você passa assumindo a identidade de ex-membro não são verdadeiras! É provável que você tenha ouvido de outros e isso é simplesmente rumor.
A questão é que se Nova Acrópole tudo o que você fala e toda a desinformação que você transmite, como é possível que Nova Acrópole continue existindo em todos os paises onde você diz ter sido exposta?
Nova Acrópole existe faz 51 anos, em mais de 50 paises no mundo, e isso é um fato Categórico, já que se fosse o que você está querendo desinformar e manipular, os governos já teriam tomado alguma providencia. Você crê que as pessoas são tolas?
Por ultimo você fala de um símbolo secreto e coloca no blog um decalque...
Eu ainda tenho mais de 200 decalques como este e já distribui mais de 1000 para pessoas interessadas, que gostaram dele e que queriam colocar no carro... e talvez você se encontre com ele em alguma rua no Brasil em algum carro de alguém que gostou dele... você pensa que isto é um símbolo secreto?
Se você quer ir mais longe podemos comparar o que você publicou e os decalques que tenho. De qualquer forma, isso é um inicio de uma conversa. Se tem interesse no tema, como demonstra estar, poderemos continuar conversando. Dialogar é bom.

30 de Novembro de 2008 12:12



Fatos a favor de Nova Acrópole

Meu nome é Atanibio Boell Júnior, vivo em Florianópolis e participo de Nova Acrópole desde 1988.

Também quero dar o meu depoimento e falar dos fatos que constato em Nova Acrópole. Fatos que qualquer pessoa pode constatar ao visitar esta instituição aberta ao público, onde pessoas reais, com nome, endereço, profissão, família e boa vontade promovem a cultura e o voluntariado.

Acho importante apontar fatos sobre o assunto, pois ao ler o objetivo anunciado desse blog - “simplesmente demonstrar material que possa determinar se Nova Acrópole é uma seita ou não” – fica a impressão que se trata de um diálogo para esclarecer uma hipótese – “se é uma seita ou não”. Mas o que se vê apresentado a seguir não é a investigação séria de uma hipótese. Tudo é apresentado a partir de um conceito já estabelecido, um preconceito. Nova Acrópole já foi julgada e condenada. E também todas as pessoas que participam de Nova Acrópole já foram julgadas e condenadas, pois Demiurgo pergunta “E quem entra em Nova Acrópole é maluco, doente ou coisa parecida ?” Então quem entra em Nova Acrópole somente pode ser maluco, doente ou coisa parecida ? Não cabe a possibilidade de que sejam pessoas normais e sensatas ? Parece que não. Então, o que parecia um objetivo sério se revela uma tentativa de desinformar e manipular a opinião do público que lê este blog.

Por isso, falo do que pode ser constatado por quem vai à Nova Acrópole. Quem vai à Nova Acrópole encontra uma variada programação de atividades culturais: palestras, vídeos-debates e apresentações artísticas. Quem vai a Nova Acrópole interessado em conhecer a Filosofia à Maneira Clássica tem a possibilidade de assistir aulas de apresentação, onde são apresentados a instituição, o programa do curso, as condições em que ele se realiza; onde as pessoas podem perguntar, dialogar e decidirem se o que Nova Acrópole oferece lhes interessa. Muitas pessoas são apresentadas à Nova Acrópole e à Filosofia à Maneira Clássica. E o fato é que elas reagem de forma particular, de acordo aos seus interesses e convicções, alguns não vêem nada que lhes interesse, outros selecionam alguma atividade da agenda cultural que lhes interessam e assistem a uma palestra ocasionalmente. Há os que se interessam em participar das atividades como Trilhas Ecológicas, limpeza de praias e iniciativas de voluntariado. Há os que se interessam pela proposta de Nova Acrópole e dedicam voluntariamente parte do seu tempo para que tudo isso seja feito. Não creio que essas pessoas gostariam de ser classificadas como malucas, doentes ou coisa parecida.

Se realmente se trata de demonstrar e constatar algo sobre Nova Acrópole, ou sobre qualquer outra instituição, o melhor é ver com os próprios olhos. Os endereços das sedes de Nova Acrópole por todo o Brasil está no site www.nova-acropole.org.br . e elas estão abertas para que qualquer pessoas veja por si mesma e chegue a sua própria conclusão.


19 comentários:

Anônimo disse...

Religiões como a "Santa Madre Igreja Católica" têm contra si denúncias gravíssimas, provas cabais, e nem por isso deixam de terem seguidores.
Enquanto houver gente covarde, que por medo de falhar, e assumir suas falhas, transfere a responsabilidade de suas escolhas a espertalhões ou irresponsáveis mais graduados (o que por via indireta da na mesma), haverá grupos sectários de controle e alienação, de si próprios e do mundo que se tenham construído subjetivamente.

Ateu Crente

MIguel Echenique disse...

Ao sem nome e sem rosto...

Pena que você não tenha começado dialogando ao invés de desinformar e manipular, pois teria evitado ler certas coisas incomodas que ainda tenho a dizer:
Você desinforma quando coloca o termo forças vivas de forma especifica, já que é um termo genérico que denota grupos humanos, forças humanas de trabalho idealista, seja pela Pátria, pela sociedade como um todo ou por um ideal, como é o caso de Nova Acrópole, um ideal de Sabedoria.

Você manipula quando tenta forçar a simbologia ao dizer coisas que não são próprias dela. A simbologia é uma linguagem atemporal, em si mesma, não é nem boa, nem ruim, isto depende de quem a usar, ou seja estamos falando de uma linguagem universal que existiu sempre e que permite àqueles que procuram a Sabedoria aprofundar-se no conhecimento das Leis da Natureza.

Você manipula quando diz que toda dependência é como as drogas, mas e o Amor? Quando duas pessoas se amam, não querem estar juntas sempre? Isto para você é ruim? Quando alguém ama a um ideal de sabedoria, de verdade, de justiça, de beleza, e quer permanecer nisso pelo resto de sua vida, isto para você é ruim? Porque para mim isto é natural!

Pois bem, agora posso responder as suas perguntas.
Com relação a 1ª.)
Na Nova Acrópole somos todos voluntários, e quando alguém manifesta intenção de ajudar a causa acropolitana, seja em ação social ou promovendo Nova Acrópole assinamos um contrato de voluntariado de acordo as normas emitidas pelo Ministério do Trabalho. Quando não queremos, por alguma razão, continuar nessa ação cancelamos os nossos contratos de voluntariado e se voltássemos a ter intenção de trabalhar voltamos assinar um novo contrato. Em particular o que você denomina corpo de segurança não é nada mais que homens e mulheres voluntários que tem uma proposta interior de aprender a lidar consigo mesmo, com seus medos, stress, ansiedade, etc, e que buscam a formação necessária nessa área através do atendimento ao publico que vem a Nova acrópole, da ação social voluntária como bombeiros voluntários, ação de reflorestamento, ecologia, salvamento e resgate em casos de catástrofes naturais, e campanhas de solidariedade em geral. Acreditamos que o mundo pode ser melhor se as pessoas aprendem a ajudar. Você não acredita nisto?

Com relação a sua 2ª. Pergunta:
Em Nova Acrópole cada pessoa tem suas próprias crenças, e respeitamos isto! Em termos institucionais somos um movimento mundial, cultural, filosófico e social que foi fundado em base a inspiração do legado dos grandes sábios e mestres da humanidade, e foi fundado em termos jurídicos, legais e educacionais por seres humanos que concebem uma causa humanista e espiritual.

Com relação a sua 3ª pergunta:
Tradicionalmente a relação entre mestres e discípulos é principalmente de respeito e admiração mutua e de um espírito profundo de amizade, onde quem sabe ensina e quem não sabe aprende. Se a obediência para você é um problema, no caso da filosofia não é, já que para aprender devemos obedecer aos princípios e os valores do conhecimento transmitido, então, não existe obediência pessoal, existe uma coerência com relação ao que queremos e ao que podemos obter.

Por ultimo, não é você quem vai definir se Nova Acrópole é uma seita ou não, isto é bem mais uma questão publica e social. Seita separa, aliena, e isola; nossa ação no mundo por outro lado é social e publica, outorgamos bolsas de estudos aos jovens acropolitanos que necessitam de ajuda para estudar nas universidades, escolas técnicas, etc.
Temos anualmente festas oficiais de confraternização com todas as famílias dos acropolitanos, onde apresentamos nossos trabalhos realizados através de um fórum publico onde qualquer pessoa opina, coloca moções e reclamações, se for o caso.
Promovemos o estudo vocacional, tanto para alunos como professores, seja na rede publica ou privada, pois a vocação é uma questão fundamentalmente social.
Desenvolvemos campanha de utilidade publica, de bastante valor, e acudimos quando somos convocados na defesa civil ou em outras áreas. Isto é muito mais torna Nova Acrópole um bem social e um movimento de utilidade publica.

Por enquanto é isto, se precisar de mais esclarecimento é só pedir. Michel Echenique.

Anônimo disse...

Uma imagem fala por mil palavras...

Veja algumas das ações culturais, sociais e assistenciais que Nova Acrópole realiza no Brasil e no mundo, neste vídeo no Youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=KwQ-gZZqFZQ

Será que alguém é capaz de achar que tudo isso é forjado?

Anônimo disse...

Qual é o objeto em discussão do blog? A Nova Acrópole ou a identidade do autor do Blog? Os fatos sobre a Nova Acrópole estão ai. Passaram a não comentar sobre eles. E os símbolos internos; cumprimentos; crenças; exercícios esotéricos; estudos teosóficos;etc? A Nova Acrópole tem isso ou não? Essa é a questão em si. É verdade ou mentira essas coisas? O Questionário é o centro da discussão. Não parece que ninguém está caluniando ninguém aqui. Está é em uma busca de informações... E os Acropolitanos começaram a agir estranhamente, se dizendo advogados e defendendo a NA de ataque nenhum. Atenham-se às informações... e ai, a Nova Acrópole tem alguma coisa de religiosidade dentro da sua estrutura ou isso é lorota?

Anônimo disse...

Dimiurgo: Parabens pelo Trabalho. Conhece bem mesmo a NA.

Anônimo disse...

Demiurgo: Parabêns pelo Trabalho.

Anônimo disse...

Demiurgo, faltou você falar mais sobre as "incriveis historias e façanhas telepaticas do malandro JAL."

Contudo dizer que NA é NAzista não concordo.

Anônimo disse...

Demiurgo: Não vale censurar as respostas dos acropolitanos. Publique as respostas.

Anônimo disse...

E a seita continua a insistir na desinformação e na mentira.

http://www.midiaindependente.org/pt/red/2009/05/447998.shtml?comment=on#comment

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/262294.shtml

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/403544.shtml?comment=on#comment

Anônimo disse...

"A verdadeira morte, é a ignorância"
Pitágoras

Aos que não tem conhecimento. A palavra filosofia quer dizer, amor a sabedoria.
Philos = amor
sofia = conhecimento, saber.

A NA ensina a conhecer o bem, o belo e a justiça. Talvez por isso, tanta gente que não conhece, fica tentando denegrir a imagem da NA. Talvez pessoas estas que não sabem o que é o bem, pois só fazem o mal e prejudicam ou outros.
Aconselho a todos que participem sem compromisso das paletras gratuitas da NA e vejam com seus próprios olhos o que é ensinado aos seus participantes.

Abraço a todos acropolitanos.
Sou da NA de Fortaleza.

Baal'raam disse...

alguém ai está publicamente dizendo que é seguidor e defensor do neonazismo e não são tomadas providências? realmente este país é uma grande piada. pode ser que ele aí se ache dono da verdade, porém é certo que um nazista está sempre convencido de que o mundo que ele vê é melhor do que o dos outros, o tal "novo mundo" onde anda a razão?

Anônimo disse...

Só não entendi o que este tal de Demiurgo tem a ver com NA.
Oh Demiurgo, se NA é seita ou não é problema seu?

Anônimo disse...

Estou na NA a pouco mais de um ano, esse pouco tempo pra mim já foi o suficiente pra conhecer, o trabalho voluntário é realmente voluntário, deste que entrei, nunca fui obrigada a nada nem nada parecido, sou voluntária porque me sinto bem em ajudar, assim como os demais membros, aprendemos lá que ajudar é bom, e isso e posto em pratica tanto na NA quanto em casa, na rua ou em outros lugares,o que aprendemos é de valia para nossa vida dentro e fora de Acrópole.

Anônimo disse...

Sou Eliana Rosa, entrei a 2 meses para a Nova Acrópole, estou estudando a Filosofia a maneira Clássica, estou adorando, tem tudo a ver comigo. Lá posso praticar de tudo um pouco, serviço voluntário no meu tempo livre, participo de palestras. Sou uma pessoa normal, faço Pedagogia, faço estágio com as crianças na Educação Infantil. Está me preenchendo, pois as religiões ou seitas, que já conheci todas são preconceituosas, discriminadoras, "são rótulos" na Nova Acrópole não se usa rótulos, vivenciamos a essência, sou o que sou, procurando a cada dia melhorar, ser uma pessoa melhor, vencer os meus inimigos internos. Lá nos exercitamos para isso, lutar contra os inimigos internos. Um dia quem sabe, chegaremos a perfeição. Londrina, 01/02/2011.

Anônimo disse...

Volte daqui há 1 ano para ver se terá essa mesma opinião. Ainda está muito "fresquinha" na escola para afirmar qualquer coisa sobre o "bem" que ela lhe faz. Vc está sob efeito de sedativos, de lança perfume ou magia negra que eles praticam ali mesmo. Não se preocupe, se vc sobreviver alguns meses (não sendo vitima de inveja e mau olhado deles) estará estudando sobre os poderes da mente e a ensinarão a obter tudo o que quer através da força do pensamento, coisa que até Blavatsky condenava afirmando ser magia negra todo pensamento em interesse próprio.Por favor, não se engane, pois quanto maior a ilusão maior o tombo quando ela acabar.

Anônimo disse...

Nova Acrópole é tipo uma Igreja Universal para quem é mais culto?

O que eles ensinam me parece que não foge muito dos livros que já estão em domínio público e você pode baixar pela Internet ou não?

Você paga 200 reais por mês, você tem acesso ao que eles fazem com a sua grana?

Quantos reais e quantos anos você acha que vai ter que perder até se tornar um "líder" e ter acesso a "informação ultra super secreta"?

Carlos disse...

Pois é não adianta dizer q a n.a. Está presente em 50 países a mais de 50 anos e por isso é confiável, a igreja católica está presente no mundo inteiro a 2000 anos e é uma farsa. Trabalhos voluntarios são só uma fachada para seus empreendimentos de consultoria em técnicas de convencimento e oratoria bem como técnicas de vendas para estimular ainda mais o consumo. Lavagem cerebral da pesada, sou ex-membro, tenho muito orgulho de ter enxergado a realidade oculta da n.a. Suas doutrinas não me conveceram, venerar imperadores e líderes autocráticos jamais irão fazer parte da busca da verdade, se é que existe verdade.

Anônimo disse...

Sobre: "Há os que se interessam em participar das atividades como Trilhas Ecológicas, limpeza de praias e iniciativas de voluntariado."

Cuidado aí!

Meu "mestre" lá dentro promovia essas atividades mas com um objetivo bem claro: Criar uma imagem positiva frente a comunidade!

Não tinha nada de idealista e nem de ecologico era propagandista somente.

Anônimo disse...

Com toda certeza! Trabalho voluntário vem do desejo íntimo de cada um de REALMENTE ajudar, porém os trabalhos promovidos são apenas aparencias para que se mostre que a escola faz algo. O que eles buscam apenas é o individualismo,o egoísmo, pois nem entre eles há solidariedade. Quando algum acropolitano passa por dificuldades seja elas quais forem eles se afastam dele como quem tivesse com uma doença contagiosa, pois acreditam que é o Karma que o outro esteja passando. É de um frieza absurda e os pre julgamentos em relação à vida do outro. Portanto esta supostas "atividades" não passam de um "marketing" de quinta categoria, mas suas repercussões na vida dos outros é perigosa, pois há essa manipulação de energias e bem como do que a vida materialista quer ver do que é de verdade.
Cuidado!